quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ELEIÇÕES E MAIORIDADE DO SIMERO

Este ano vamos ter eleições no Sindicato Médico de Rondônia, e este ano o SIMERO atinge sua maioridade ao completar 21 anos de existência.
O nosso sindicato recebeu sua carta sindical das mãos do Ministro do Trabalho Almir Pazzionotto. Nesses anos de existência do sindicato houve muitos desafios a serem enfrentados pela categoria médica.
O nosso sindicato finalmente atingiu sua maioridade e sua responsabilidade é absoluta.
Assumi a presidência do SIMERO no dia 25/01/2005 com a saída do presidente eleito, Dr. Silas Rosa, que havia sido indicado secretário municipal de saúde de Porto Velho. Naquele ano o sindicato não possuía qualquer arrecadação e embora possuísse carta sindical, não estava regularizado no Ministério do Trabalho e Emprego, nem tampouco na Receita Federal, além de outras irregularidades que necessitavam ser sanadas. Durante quase todo o ano de 2005 nos dedicamos a sanear as irregularidades para possibilitar a atividade sindical, sendo necessário conhecer a realidade de outros sindicatos e restabelecer as relações com a Federação Nacional dos Médicos (FENAM).
Foi necessário ainda adequar o estatuto do nosso sindicato ao Novo Código Civil, e após várias reuniões e assembléias com alguns colegas mais dedicados concluímos o Novo Estatuto do Sindicato Médico de Rondônia, que foi aprovado em Assembléia Geral Extraordinária no dia 16/11/2005. Em janeiro de 2006 conseguimos arrecadar a contribuição sindical e contribuição social dos médicos sindicalizados com contrato no governo do Estado, o que possibilitou o cumprimento de algumas obrigações pendentes, quitação das dívidas do ano anterior e a aquisição de equipamentos, material de expediente, etc.
Mesmo com a arrecadação bem abaixo do ideal ainda promovemos e apoiamos vários eventos médicos realizados em Porto Velho, tais como: a I Jornada de Medicina Legal, a II Jornada de Dermatologia, a I Jornada de Gastroenterologia, o I Congresso Rondoniense de Cardiologia, o I Congresso Rondoniense de Ginecologia e Obstetrícia, o I Congresso Rondoniense de Medicina Intensiva, além da participação ativa do SIMERO na VI Conferência Estadual de Saúde e na XIII Conferência Nacional de Saúde, como representante legítimo dos médicos no Conselho Estadual de Saúde – CES/RO.
Em 2007 nos desligamos da Federação Norte-Nordeste e fundamos a Federação Médica da Amazônia juntamente com os companheiros dos sindicatos do Pará, Amazonas, Acre e Roraima. (O sindicato do Amapá inexistia, e ajudamos a fundá-lo realizando sua primeira eleição, e hoje ele faz parte da federação.)
Junto com o Conselho Regional de Medicina (CREMERO) realizamos fiscalizações em unidades de saúde denunciando as más condições de trabalho de nossa categoria.
Finalmente, em junho deste ano conseguimos em audiência judicial definir a base sindical do SIMERO, pois outros sindicatos levavam o imposto sindical que era descontado do salário dos médicos.
Estar à frente de um sindicato médico é um compromisso muito maior do que se possa imaginar, que não significa somente poder servir à categoria médica, mas também a toda sociedade rondoniense, pois o bem estar, a saúde e, às vezes, até a própria vida de seus componentes dependem da atividade dos médicos. Essa responsabilidade só poderá ser bem sucedida se nós pudermos contar com um grupo de companheiros responsáveis e dedicados com metas objetivas e claras que visem principalmente a melhoria das condições de trabalho e a valorização do médico. É importante a autonomia e a independência deste sindicato evitando subserviência a grupos econômicos, partidos políticos ou a governos em seus três níveis, e que atuemos juntos com as outras entidades médicas para alcançarmos nossos objetivos comuns.

OTINO FREITAS
Presidente do SIMERO

Nenhum comentário: