quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Rejeitado projeto que regulamentava optometria


A regulamentação da profissão de optometrista foi reprovada na Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) que entendeu que as atribuições do optometrista, previstas no PL 1.791/07, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) conflitava com os atos privativos dos médicos.
De acordo com o médico e professor do serviço de Oftalmologia da UFG, Marcos Ávila, a decisão é acertada uma vez que o optometrista não tem condições de realizar análises em pacientes e muito menos fazer diagnósticos. “Atualmente no Brasil, o setor de oftalmologia é o que mais cresce, são 800 novos especialistas por ano. Temos médicos suficientes e capacitados para atender e fazer diagnósticos nos pacientes. Não podemos permitir que pessoas não capacitadas façam análises e diagnósticos sem terem estudado o suficiente para isso.”
A votação foi realizada pela CSSF, dia 19/08 na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Um comentário:

Linha Direta UNIDESC disse...

busquem direto na fonte

http://www2.camara.gov.br/proposicoes/loadFrame.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/sileg/prop_lista.asp?fMode=1&btnPesquisar=OK&Ano=2007&Numero=1791&sigla=PL

site da camara